• Acesso à informação
  • Webmail

Nova Olímpia conclui investimentos e agora tem iluminação pública 100% em led

27/03/2023
Capa Nova Olímpia conclui investimentos e agora tem iluminação pública 100% em led

Nova Olímpia conclui investimentos e agora tem iluminação pública 100% em led

Quem anda à noite pelas ruas e avenidas de Nova Olímpia logo percebe a diferença. A iluminação tem maior qualidade. Há uma claridade diferente do que se via antigamente. A mudança é resultado de investimento feito pela Prefeitura, que migrou toda a iluminação urbana para o sistema de led, mais moderno e eficiente.

O valor total aplicado foi de R$ 1.117.948,15, sendo a maior parte (R$ 863.298,25) proveniente de recursos próprios do município, através da taxa de iluminação pública, e o restante do governo estadual, através da Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano).
O LED supera em até três vezes a vida útil das lâmpadas de descarga convencionais. Além disso, proporciona substancial aumento do conforto e percepção visual sem poluir o meio ambiente, pois não conta com mercúrio na composição.
O uso da tecnologia adotada em Nova Olímpia amplia o aproveitamento de áreas de lazer, torna ruas e tráfego mais seguros e valoriza monumentos e prédios públicos. “É um benefício e tanto. Estamos felizes por estarmos entre as primeiras cidades da região e do Estado com 100% de cobertura led”, disse o prefeito Luiz Sorvos.
Nova Olímpia segue uma tendência nacional. A redução de custos e a preocupação com a sustentabilidade têm gerado mudanças na iluminação pública do Brasil.
De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desde o ano 2000 mais de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, em aproximadamente 1.300 municípios do país, foram substituídos pelos modelos mais eficientes.
(Fonte: Obemdito)